REIKI

O Reiki é uma das ramificações budistas do Qigong, acrescido de influência xintoísta (Oriente – Tibet). Foi redescoberto pelo Sr. Mikao Usui, de Kyoto, Japão, no final do século XIX. Foi ele quem deu o nome de “Rei-Ki”. Em japonês, o caractere “Rei” quer dizer santo, espírito, mistério, dom, espírito da natureza ou espírito invisível, e o caractere “Ki” significam energia, força natural, talento e sentimento.

REIKI quer dizer energia vital universal. É uma técnica de equilíbrio energético, de origem tibetana, utilizando a imposição das mãos. Usa a simplicidade e o amor e aproxima a pessoa do seu corpo,

da sua mente e da sua consciência. Qualquer pessoa pode ser iniciada em Reiki e tornar-se apta a transferir esta energia. 

ReiÉ a energia cósmica, a essência vital do Universo que permeia todas as coisas e circunda todos os lugares e os seres vivos. É o universo energético em movimento e sem fronteiras.

KiÉ a energia vital do indivíduo. Essência que circunda nossos corpos, fluindo através dos chacras e dos meridianos, portanto, flui através dos seres viventes.

ReikiÉ o processo de encontro dessas duas energias: a energia Universal com a nossa poção física.

É um ideograma de origem japonesa e significa:

“Energia de força da vida Universal”

Pode ser traduzido literalmente por: Chuva Maravilhosa, de energia vital, ou Chuva Milagrosa, que dá vida, porém é mais que isso.

Em alguns casos este ideograma encontra-se reforçado por pequenas formas que representam grãos de arroz, como símbolo da vida. É uma idéia de algo que vem do cosmos e que, em seu encontro com a terra produz o milagre da vida.

A técnica REIKI baseia-se em toques suaves em pontos de conversão de energias, desfazendo “nós” dos canais do corpo, promovendo um intenso relaxamento neurológico e ativando o sistema imunológico.

Esses toques suaves são feitos com as mãos, que se transformam em um instrumento direcionado de Energia Vital do Universo, após o processo de iniciação. Através do toque manifesta-se carinho, calor e serenidade. Um impulso intuitivo leva a tocar outro ser que sofre para dar a ele conforto, apoio e porque não dizer, a cura. A imposição de mãos, o sentir através do tato, é muitas vezes um processo natural, intuitivo e até mesmo inconsciente, quando se depara com a alegria ou com a dor.

Pode-se dizer que o REIKI leva a um ponto fundamental, próximo ao estado de ordem (equilíbrio) original. Ao sermos tratados com Reiki somos levados a um estado harmônico com o Universo. Esta harmonia é capaz de penetrar nas células, restabelecendo unidade e saúde porque incita a habilidade do indivíduo de curar-se.